Custom Search

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Higienismo desintoxica o organismo

Higienismo desintoxica o organismo
A alimentação criada no Japão também promete queimar gordura
Criado no Japão, o higienismo acredita que todas as doenças são causadas pelo acúmulo de toxinas no corpo e que os micro-organismos se aproveitam da debilidade do doente. A filosofia higienista preza uma dieta baseada em alimentos crus, orgânicos e livre de agrotóxicos. Ela se baseia numa reeducação alimentar, visando o bom funcionamento do organismo.

A dieta higienista visa a harmonização dos alimentos e evita o consumo de frutas doces com cítricas. Carne, leite, ovos, frituras, doces, enlatados, cigarro e bebida alcoólica não são bem vindos. Liberados no cardápio estão aveia, mel, granola, açúcar mascavo,  folhas verdes e escuras, frutas com casca e limão para salgar a salada e os legumes, que devem ser cozidos no vapor.

No higienismo, frutas são ingeridas separadamente, meia hora antes das refeições. Carboidratos nunca são servidos com proteínas. Misturá-los, segundo a filosofia, faz com que o bolo alimentar demore para ser digerido, fermentando carboidratos, apodrecendo proteínas e produzindo mais toxinas. Já as saladas são bem vindas com quase tudo, exceto frutas. A refeição higienista é composta de uma farta salada e mais uma proteína ou um carboidrato.

Por não contar calorias, as quantidades dos alimentos a serem ingeridas são livres. Portanto, não há um adepto do higienismo acima do peso. O que os higienistas seguem é tomar um copo d’água ao acordar, seguido de frutas até a hora o almoço. Para desintoxicar, o almoço deve vir acompanhado de um farto prato de salada com as mais variadas folhas e brotos e outro de legumes cozidos no vapor e temperados com limão. À noite, um prato de sopa de legumes é bem vindo. 



sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Batata Doce Assada

Batata Doce Assada


Ingredientes

2 batatas-doce médias descascadas e cortadas em rodelas
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 pistilo de açafrão
Pimenta-do-reino branca a gosto
Salsa fresca picada

Preparo

Aqueça uma panela com água e, quando ferver, coloque as batatas. Deixe cozinhar por 5 minutos e escorra bem. Misture o azeite, a açafrão e a pimenta e besunte bem as rodelas de batata. Acomode-as em uma assadeira e leve ao forno médio (180º C) por cerca de 1 hora. Quando estiverem bem douradas, retire-as da assadeira e salpique a salsa.

Rendimento: 4 porções


http://cantinhovegetariano.blogspot.com/2011/02/batata-doce-assada.html

Jiló assado

Ingredientes:

8 jilós cortados ao meio
Missô
manjericão
ervas finas
azeite de oliva.
sal

Preparo:

Colocar os jilós cortados ao meio com a parte branca pra cima em uma assadeira untada com azeite.

Temperar com os outros ingredientes e colocar no forno. Deixar tostar bem.

regar com azeite e bom apetite!

P.S : Dá pra fazer na churrasqueira também!

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Cappuccino Vegan

Cappuccino Vegan

1/2 xícara de café solúvel
1 xícara de leite de soja em pó. (Aqui não vale extrato de soja, tem que ser o leite de soja mais refinado)
3 colheres de chocolate em pó (confira se não há leite no chocolate, em geral não tem).
1 colher de  chá de bicarbonato
1 colher de chá de canela em pó
1/2 xícara de açucar mascavo
Misture todos os ingredientes. Algumas pessoas preferem bater no processador de alimentos para deixar a mistura mais fina, mas sem fazer isso fica igualmente bom. Depois preparar a mistura, conservar em um recipiente fechado. Para fazer o seu cappuccino, basta  juntar 2 duas colheres de sopa rasas da mistura para cappuccino em um xícara e completar com água fervente



Cerveja em geral é Vegan






A cerveja não tem nenhum produto animal como ingrediente, mas somente malte (cevada), lúpulos e água.  Na verdade, segundo a legislação brasileira (Lei nº 8.918/94), complementada pelo Decreto Lei nº 2.314/97), é proibido adicionar produtos de origem animal à cerveja. Suponha que alguém queira colocar mel na sua receita de cerveja, a bebida resultante não poderia ser comercializada com o nome de cerveja. Isto dito, vemos que considerando somente os ingredientes, cervejas são vegas.


Porém algumas cervejas utilizam produtos animais no processo de fabricação. A ambev diz que não utiliza nenhum produto animal em seu processo de fabricação. Logo a maioria das cervas Brasileiras são Vegans.


E o principal, Minha cerveja Favorita, Stella Artois é Vegan:



Stella Artois: Vegan Friendly

InBev
Address:Vaartstraat 94
3000 Leuven
Belgium
Phone:+32 16 24 71 11
URL:http://www.inbev.com/
Checked by:Shawn
Double Checked by:Stijn, Nykle, Jessica, Stephanie, Michael
Added:over 4 years ago
Last updated:about 1 month ago


Fonte:


http://barnivore.com/beer/29/InBev?keyword=stella


http://veganbrasil.com.br/produtos/cerveja-e-vegan/



terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

10 kg a menos

Em menos de um mês, 3 semanas e 1 dia foram embora 10,6 kg. Peso medido no final da tarde.

Recomendo a reeducação alimentar voltada para o Veganismo!

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Arnaldo Jabor falando sobre o consumo de carne

Ácido alfa-linolénico (ALA) traz benefícios ao coração

Ácido alfa-linolénico (ALA) traz benefícios ao coração
Ele é encontrado na linhaça e nas nozes
Um outro tipo de gordura ômega-3, o ácido alfa-linolénico (ALA), traz muitos benefícios ao coração. Ele é crucial para manter a quantidade de ácidos graxos ômega-3 em seu sistema. Seu consumo também é útil no tratamento da diabetes a fibrose cística até a esclerose múltipla. 

Encontrado no óleo de canola, na linhaça e nas nozes, o ácido alfa-linolénico é usado para tratar de dermatites na pele. Caso se opte em consumi-lo através da linhaça, a dose ideal é ingerir duas colheres de sopa da semente por dia. Se a opção forem as nozes, recomenda-se comer um punhado delas diariamente. 

Alguns estudos apontam ainda o ALA como um agente de proteção contra o câncer de próstata e degeneração macular. A falta dele no organismo, segundo pesquisas, garante aumentar em 70% o risco da doença. O ácido também teria um efeito protetor nas isquemias e certos tipos de epilepsias. 

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Carne moída (PTS) com milho

Ingredientes:

1 xic de PTS
2 espigas de milho cozidas
alecrim
salsa
5 dentes de alho
azeite
shoyu
1 colher de missô

Preparo:

Deixar a PTS de molho em 5 xic de agua quente por meia hora.depois escorrer.
Fritar o alho com azeite e adicionar a PTS.
adicionar o milho retirado das espigas
adicionar os temperos e mexer bem.

Deixar fritar por alguns minutos.

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Fontes de Nutrientes numa dieta Vegana

Calcio:

Os vegetais verde-escuros (brócolis, couve e quiabo) são excelentes fontes de cálcio e estão acompanhados de uma série de outros nutrientes importantes para o metabolismo do cálcio, como o potássio e a vitamina K. As frutas secas (figo, damasco, uva-passa) e as castanhas e sementes (nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-Pará, semente de girassol, gergelim, entre outras) são fontes bastante concentradas deste mineral e são muito fáceis de serem armazenadas, transportadas e consumidas. Já as leguminosas (soja, tofu, lentilha, ervilha, grão-de-bico, feijões), muitas delas tão presentes no cardápio do brasileiro, são também boas fontes e o melado-de-cana completa a lista oferecendo uma grande concentração de cálcio. Estas são as principais fontes de cálcio em uma dieta livre de produtos de origem animal.

Proteína:

Para obter toda a variedade de aminoácidos essenciais, não é preciso qualquer sistema complexo de cálculo, bastando para isso simplesmente variar as fontes de proteína de maneira razoável. As fontes de proteína a que me refiro são as leguminosas (feijões, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja e derivados) e as oleaginosas (castanhas, nozes, amêndoas e sementes, como as de gergelim e girassol). Os aminoácidos obtidos dessas fontes ricas em proteína são completados por um aminoácido encontrado nos cereais integrais. Apesar de não serem alimentos ricos em proteínas, os cereais integrais contribuem completando as boas fontes anteriormente citadas, garantindo assim uma ingestão completa.

Ferro:

Boas fontes vegetais de ferro são as leguminosas (com destaque para a lentilha, o grão-de-bico, a soja e o tofu), as castanhas e sementes (com destaque para as sementes de abóbora, de gergelim e a castanha de caju), os vegetais verde-escuros (especialmente a couve), as frutas secas (damasco, ameixa e uva-passa) e o melaço da cana-de-açúcar. Alguns cereais integrais também ajudam a complementar a ingestão de ferro entre os vegetarianos. Todos esses alimentos devem estar presentes em abundância na dieta vegetariana.

É notável que estes mesmos alimentos ricos em ferro sejam também boas fontes de cálcio e muitos deles também de proteínas. Ou seja, uma dieta vegetariana que esteja adequada em proteínas e em cálcio, estará necessariamente adequada em ferro. 

Ômega - 3 :

Encontramos boas fontes nos óleos de linhaça, nozes e canola.
Isto pode ser realizado com a adição de uma colher (de chá) do óleo de linhaça (prensado a frio e adicionado ao alimento depois de pronto) à dieta diária. 
Substituir óleo de  soja por canola.

É fato que ao consumirmos a semente de linhaça, estamos consumindo também o óleo nela contido, mas ao consumirmos o óleo estamos obtendo de maneira concentrada o nutriente no qual temos o maior interesse nesse alimento, que é o ômega-3.



Vitamina B12:

Este é o único elemento que precisamos suplementar em um dieta vegana. O simples uso de um suplemento oral à dose de 10 mcg uma vez ao dia ou 2.000 mcg uma vez por semana é capaz de prevenir essa deficiência vitamínica. 
Ler mais sobre B12em :


sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Quiabo com Tomates

Ingredientes

1 colher(es) (sopa) de azeite de oliva
1/2 xícara(s) (chá) de cebola em cubos médios
3 dentes de alho
5 unidade(s) de quiabo em cubos pequenos
300 gr de tomate
quanto baste de pimenta-do-reino branca  e sal

Modo de preparo

Em uma panela funda, aqueça o azeite, doure a cebola até ficar macia e adicione o quiabo e doure por mais uns 4 minutos, até se tornarem verde brilhante. Acrescente o tomate, deixe ferver, reduza o fogo e cozinhe lentamente até o quiabo estar macio, cerca de 5 minutos. Tempere com pimenta. Sirva imediatamente.

Como germinar sementes

É um processo simples que potencializa os valores nutritivos da semente. Em resumo é deixar a semente de molho por uma noite e depois no ar numa peneira por 1 dia e uma noite. Este tempo difere um pouco de semente pra semente, mas em geral é isso.

Suco Vitamina C

Ingredientes:

1 caju
1 mexerica
10 acerolas
1 cenoura
2 folhas de couve

Espremer o suco da mexerica e colocar junto com os ingredientes no liquidificador.

Use a cenoura pra socar os ingredientes, pois o suco não vai água. Só a agua da fruta mesmo.

Bater tudo e coar com um coador de voal.

Prato tipico de almoço

Como eu almoço em restaurante por kilo, meu prato é tipicamente salada verde, tomate, pepino, abobrinha, cenoura e beterraba cozidas, vagem, arroz, feijão e batata doce. O prato pesa em torno de 500g.



Dica da Nutricionista: Mastigar Bem e não beber nenhum tipo de líquido durante as refeições. No máximo meia hora antes ou meia hora depois.

Mastigar bem é dificil, mas é necessário. Minha técnica se resume a colocar uma garfada na boca e voltar os talheres para a mesa. Tentar mastigar o máximo possível e só depois pegar o garfo novamente.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sopa Verde Cremosa

Ingredientes

1 cebola, picada
2 talos de aipo, fatiados
2 batatas cortadas em cubos
150 g de ervilha seca
2 folhas de louro
1300 ml de caldo de legumes
2 abobrinhas, cortadas em cubos
1 maço de brócolis, picado
1 / 2 colher (chá) de manjericão seco
1 / 4 colher (chá) de pimenta-do-reino moída
210 g de espinafre fresco picado
Sal a gosto

Modo de preparo

1.Em uma panela grande, em fogo médio, coloque o caldo de legumes e acrescente a cebola, o aipo, a batata, a ervilha e as folhas de louro. Tampe a panela, deixe que ferva. Depois, abaixe o fogo e deixe cozinhando por 1 hora.
 
2.Retire as folhas de louro e coloque a abobrinha, o brócolis, o manjericão e a pimenta do reino. Novamente, deixe cozinhando em fogo baixo por 20 minutos ou até que o brócolis esteja macio.
 
3.Junte o espinafre e retire do fogo. Bata os legumes no liquidificador ou utilize um processador de alimentos. Coloque sal a gosto.
http://allrecipes.com.br/receita/523/sopa-verde-cremosa.aspx

Foto antes de me tornar veg

Vou postando a evolução



150Kg, 1.9m - IMC 41.56 - Obesidade Mórbida!


IMCClassificação
abaixo de 20Abaixo do Peso
20 a 25Peso Ideal
25 a 30Sobrepeso
30 a 35Obesidade Moderada
35 a 40Obesidade Severa
40 a 50Obesidade Mórbida
acima de 50Super Obesidade
Calcule seu IMC aqui:



Calculadora IMC
Peso: kgs
Altura:
m
cm

Dieta e Saude


Pirâmide Alimentar Vegana

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Caldeirada de Frutos do Mato Adaptada

Essa receita eu adaptei da receita do Dr. Alberto Gonzalez. A dele é crudivorista. A minha nem tanto, porém não deixo muito tempo no fogo não, mas na minha não dá pra fazer com as mãos, mas fica al dente.

Ingredientes:

couve manteiga
couve flor
milho verde
brocolis
cebola
alho poró
acelga
castanha do pará hidratada
amendoas hidratadas
pimenta de cheiro
pasta de tofu com alho
shoyu
alecrim
açafrão
manjericão fresco
azeite de oliva

Picar todos os ingredientes e colocar numa panela de ferro. Cozinhar por poucos minutos em fogo bem baixo. misturar tudo com uma colher até soltar um pouquinho d´agua mas deixar os ingredientes al dente.

Dr Alberto Gonzalez no Globo reporter - Comida Viva

http://video.google.com/videoplay?docid=-4618100631111700515#





Mostra principalmente os benefícios do suco de clorofila.

http://g1.globo.com/videos/globo-reporter/v/os-beneficios-da-comida-viva/878572/#

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Suco de Clorofila

Olha que saudável! :)


Tipos de vegetarianismo






Ovolactovegetarianismo: composta de alimentos de origem vegetal,
ovos, leite e derivados. As carnes são totalmente excluídas


Lactovegetarianismo: composta por alimentos de origem vegetal,
 leite e derivados. Todos os tipos de carne e também ovos 
são proibidos. A dieta é popular na Índia


Ovovegetarianismo: 
composta apenas por alimentos de origem

 vegetal e ovos.
Carne e produtos lácteos e derivados são excluídos



Veganismo 
Esta é a dieta mais rígida do mundo dos vegetarianos, sendo

 única e exclusivamente composta por alimentos vegetais 
produzidos pela terra. Estão excluídos todos e quaisquer 
produtos de origem animal
 (carnes, ovos, lacticínios e até gelatina e mel!) incluindo
 aqueles que, não tendo vestígios de animal no produto
 final, recorreram aos mesmos durante a sua produção.





Crudivorismo


Para além de omitir todos os produtos de origem animal,
 neste regime, nenhum dos alimentos são cozidos.
 Os adeptos desta forma de vegetarianismo acreditam 
que o processo de cozinhar retira uma elevada quantidade
 de nutrientes à comida, daí só consumirem alimentos crus,
 caso dos vegetais, sementes, grãos germinados, algas,
 frutos frescos e secos (hidratados).



Frugivorismo


Quem optar por esta vertente do vegetarianismo, alimenta-se
 exclusivamente de fruta e sementes: banana, manga, tomate,
 pepino, abóbora, abacate, nozes e amendoim, por exemplo.
 Tal como os crudívoros, os frutívoros mais rígidos não cozinham
 os seus alimentos. Por sua vez, os frutívoros mais flexíveis, que 
seguem uma dieta muito próxima do veganismo, já optam por
 cozinhar. Aqui, a única excepção é que excluem os alimentos
 que matam as plantas como, por exemplo, batatas, cebolas,
 cenouras, soja e alfafa.

Pão integral com trigo germinado versão doce


Ingredientes

Resumo
Pratos Quentes
Assados
Rende
2 pães
  • Para 2 pãezinhos:
  • 1/3 de xic de água
  • 1 colher chá azeite de oliva
  • 1 colher chá de sal
  • 1 xic de farinha integral
  • 1 colher chá de fermento biológico seco
  • 2 mãos de sementes de trigo germinadas
  • 5 amendoas hidratadas
  • 3 castanhas do pará hidratadas
  • 1/2 xic de uvas passas
  • 4 damascos

Preparação

  1. .Em um recipiente colocar na sequencia a água, o azeite, o sal, a farinha e o fermento.
  2. .Misturar muito bem e sovar a massa. Ela deve estar meio molhada, um pouco grudenta.
  3. .Bater as sementes germinadas junto com as castanhas e as amendoas no liquidificador ou processador, adicionar na massa e sovar mais um pouco.
  4. Adicionar os damascos picados e as uvas passas. sovar para misturar.
  5. .Separar a massa em 2 partes para formar 2 pãezinhos.
  6. .Colocar em uma assadeira e deixar crescer atá que dobre de volume.
  7. .Colocar para assar em forno pré aquecido. Geralmente leva de 15 a 20 minutos para assar.
  8. .Pronto! 

Dicas

Para saber se está no ponto certo deve-se bater embaixo do pão e escutar um barulho oco. A massa deve ser meio molhada (um pouco grudenta) porque a farinha integral demora a absorver a água.